RSS
Facebook
Twitter

Seguidores

domingo, 23 de outubro de 2011

Sistema coletará dados de sensores espalhados por toda a cidade e ajudará governantes a tomarem decisões mais inteligentes

Versão gráfica do projeto do UrbanOS// Crédito: Divulgação 

 Um sistema chamado Urban OS quer ser a solução para cidades pequenas organizarem o fluxo de trânsito, vagas nos hospitais, temperaturas em ambientes fechados, estado de obras, entre outros serviços voltados para a sociedade.
Criado pela start-up Living PlanIT, o software deve funcionar do mesmo modo que os sistemas operacionais usados em nossos computadores (Windows, Mac OS X, Linux). O objetivo, de acordo com a companhia, é colher dados em tempo real da cidade, organizá-los e com isso ajudar os governantes a tomar decisões de modo mais rápido e econômico.
A tecnologia requer uma grande operação: diversos sensores seriam espalhados pelas ruas – sob o asfalto, no alto de postes, em estabelecimentos comerciais – e enviariam os dados colhidos para uma central. A partir disso, o sistema organizaria as informações por categorias, as quais somente as autoridades teriam acesso.
Com o Urban OS integrado aos sensores em tempo real, será possível saber, por exemplo, qual via está mais engarrafada, que posto de saúde possui mais vagas ou ainda se houve algum incêndio. O sistema, então, pode resolver o problema por conta própria (diminuindo o tempo de um semáforo, no caso de trânsito congestionado) ou informar ao gestor onde está o problema e apontar para uma solução (enviar um carro policial para uma área e verificar o ocorrido, outro exemplo).
O projeto também se prepara para suportar aplicativos de terceiros – como se fossem os “apps” de smartphones. Isso significa que desenvolvedores independentes poderão construir seus próprios programas para fornecer algum tipo de informação ao sistema – ou para oferecer algum tipo de serviço relacionado – criando novas oportunidades de negócio.
A tecnologia dos sensores é feita pela McLaren Electronic Systems, a mesma dos carros de Fórmula 1. Outras empresas, como Cisco e Deutsche Telekom, estão ajudando nas pesquisas.
A previsão é que o Urban OS seja testado pela primeira vez em Portugal, ano que vem. Pela complexidade de instalação envolvida no sistema, deve ser implantado, a princípio, apenas em cidades de pequeno porte. 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário

GEOMAP

Usuários OnLine