RSS
Facebook
Twitter

Seguidores

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011



Os sacos de lixo de nossas casas estão cheios de valiosos materiais que usamos no dia-a-dia: plásticos, papel, tecidos, etc. Diversos designers ao redor do mundo estão trabalhando com materiais descartados para chamar a atenção das pessoas para a importância da reciclagem, mas são projetos como o da Casa de Papel (http://www.paperhouserockport.com - fonte: Greenopolis http://greenopolis.com/goblog/litegreen/house-made-newspaper-lasts-88-years) que nos fazem apreciar o verdadeiro valor desta prática.

A casa, localizada na cidade de Rockport, no estado de Massachusetts (Estados Unidos), foi construída pelo engenheiro Elis Stenman, e é inteiramente recoberta de cilindros de papel-jornal. Apesar da estrutura ser de madeira, todo o isolamento e acabamento foram feitos com papel aglutinado e envernizado.

Stenman começou a construir a casa em 1922 e, depois de terminá-la em 1924, nela ele passou todos os verões até 1930. Desde então, a casa tem suportado estoicamente a passagem do tempo e acabou se tornando uma atração turística da cidade.
Calcula-se que existam mais de 100 mil jornais reciclados na casa. Além de recobrir as paredes, eles também formam móveis como um piano, mesas, cadeiras e luminárias.

Com o tempo, foram acrescentadas novas estruturas, como uma galeria para proteger as superfícies externas das intempéries e novas camadas de verniz.

Ninguém sabe bem por que o engenheiro decidiu executar este projeto, mas isso não importa. O mais interessante é que ele demonstra o real valor do que muitas vezes consideramos lixo. Quantas coisas poderíamos fazer ao reciclar materiais e evitar que o valioso papel acabe nos lixões, diminuindo a pressão sobre a extração de novos recursos?
Você já tem um projeto para o fim de semana!

Fonte:http://www.discoverybrasil.com/
Reações:

6 comentários:

  1. Eu não sabia que dava pra fazer casa com jornais.
    pelo jeito ficou ótimo , se todas as pessoas fizessem isso iria ser melhor
    apesar de demorar mais pra fazer e apesar de ainda não ter muitas pessoas capacitadas para fazer isso , mais e bem interessante
    gosto muito do teu blog e sou leitor fiel

    SUCESSO DANIEL

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legal , a casa ficou ótima mesmo , muito legal essa postagem ,
    vou fazer a minha casa com jornal tbm kkkkkk
    mais nem sei fazer , sabes quem faz?
    kkk zuando vai ser de tijolo msm rs.

    (yn)

    ResponderExcluir
  3. A casa de jornal fica mais bonita do que muitas de tijolos oaksokaoksa
    mais enfim... seu blog é um sucesso parabéns

    ResponderExcluir
  4. Tem alguma casa no brasil feita com jornal Daniel?
    se tiver posta aqui no seu blog ok!

    ResponderExcluir
  5. cara nem eu sabia , que casa poderia ser construida de papel , muito interesante, eu iria morrer e nem saber disso UAOIUAIOUAOIA* é bom saber disso DAniel , bom trabalho !

    juan vilhena

    ResponderExcluir
  6. Do you take advantage of Recyclebank's recycling programs? Check out this video. http://youtu.be/TGSDH4L_qHA

    ResponderExcluir

GEOMAP

Usuários OnLine