Muita gente ainda acha que as questões ambientais estão distantes de nós, habitantes das cidades, e são exclusivos das florestas, oceanos, desertos. Mas você já parou pra pensar que tudo o que fazemos – exatamente tudo – gera impacto na natureza?
Um exemplo simples: consumimos energia a cada email que enviamos, busca que fazemos ou vídeo que assistimos na internet. E não é pouco - o Google sozinho – um dos gigantes do mundo virtual, dono do Gmail e do Youtube, entre outros – é responsável pelo consumo de 2,6 milhões de megawatts, o equivalente a 20.000 famílias e a 1% de todas as bases de dados do mundo!
Resumindo, a conta fica mais ou menos assim:
- a cada 100 buscas feitas no Google, 20g de CO2 são emitidos na atmosfera;
- três dias contínuos de exibição de vídeos no Youtube correspondem a 3 quilos de CO2.
- cada usuário do Gmail gera 1,2 quilos de CO2.
Mas o Google garante que, no futuro, toda a sua energia virá de fontes renováveis. Além disso, a companhia lançou o Google Green, site que informará aos usuários o quanto de energia é gasta com a navegação na internet: “Nosso processo de aprendizagem é contínuo. Mas as perguntas que fazemos – e as repostas que descobrimos – nos aproxima de uma verdadeira sustentabilidade”. Para acessar, clique aqui.
Fonte: Consciência Ampla
0 comentários:
Postar um comentário