RSS
Facebook
Twitter

Seguidores

Leitores (As)

No Fazendo a Diferença vocês vão ter um conteúdo mais aprofundado e objetivo
Aqui vocês iram aprender a como ajudar o lugar onde você mora mandando carta para os seus governantes dizendo algo a respeito do lugar onde você mora, da suas sugestões como por ex: de uma área que está sendo degradada, ou de alguma irregularidade na qual eles estão tratando certas coisas e que possa vir a prejudicar a população ou até mesmo levar a morte de certos animais acabando com a biodiversidade etc. Também vão aprender a fazer a compra certa em lugares certos, que ajudam a cuidar da natureza conhecendo marcas siglas de produtos ecologicamente corretos.
E no que “você sabia? Vocês vão saber algumas curiosidades, estatísticas etc.

Então vamos lá.
Florestas Temperadas São lugares Incríveis.
Elas podem ser apavorantes e dar arrepios, como a Floresta Proibiida de Hogwarts ou o bosque onde João e Maria se perderam. Mas também podem ser refúgio seguro, como a Floresta de Sherwood, de Robin Hood, ou Lothlórien, onde moram os elfos do livro O Senhor dos Anéis. Seja como for, as florestas temperadas são preciosas.
Se temos de cortar árvores, devemos fazer isso de modo sensato, para que as floresyas possam crescer e continuar existindo junto com todas as criaturas que as utilizam.
Plante Novas árvores
















. CONHEÇA O DEBATE .



O QUE ESTÁ SENDO FEITO 

. O Conselho de Manejo Florestal (FSC)
foi criado para garantir que todas floresta da qual se extrai madeira (assim como as pessoas qiue vivem em cada floresta ou perto delas) seja bem cuidada.


. Mundo Paíises estão aprovando leis para proteger as suas preciosas florestas contra o corte e o comércio ilegal de madeira, a mineração e outras formas de exploração não sustentadas.

. Redes Nacionais estão registrando as observações das pessoas sobre a natureza, para monitorar os efeitos das mudanças climáticas. Isso só vai dar certo se muita gente registrar coisas, como a data em que apareceu um certa borboleta ba primavera ou quando as plantas começaram a florir.


 O QUE NÓS PODEMOS FAZER

. Plantar árvores e cuidar delas por muito tempo para ajudar a controlar a mudança climática. As árvores absorvem o dióxido de carbono e armazenam o perigoso carbono na sua madeira.

. Procure uma organização beneficente que poderá ajudá-lo a adotar uma árvore em uma floresta protegida - ou, então, dê uma árvore de presente! No site www.clickarvore.com.br, por exemplo, cada clique corresponde ao plantio de uma árvore, que ajuda no reflorestamento de espécies nativas da Mata Atlântica.

. Programe passeios em parque com sua família.
Caminhe por eles e descubra os seus segredos. Observe a mudança das estações e, acima de tudo, divirtam-se juntos. 
ATENÇÃO: SE ENTRAR NA MATA PRA PIQUENIQUE, NÃO DEIXE LIXO NEM FOGUEIRAS ACESAS - OS INCÊNDIOS FLORESTAIS DESTROEM ÁRVORES E CAUSAM POLUIÇÃO.


 USE MENOS PAPEL

Numca jogue fora um pedaço de papel que não foi utilizado dos dois lados. Abra os envelopes com cuidado, assim dá para usá-lo mais de uma vez. Quando pesquisar na internet, evite imprimir as folhas e procure usar papel feito com outras fibras, como cânhamo ou palha, Reutilize os cartões de festa cortando a parte da frente para fazer postais ou cartões de presente. E, é claro,USE AS LATAS DE LIXO RECICLÁVEL.

e jogue os lixos no lugar certo , assim você estará ajudando os trabalhadores de serviços urbanos e principalmente , ajudando o Nosso Meio Ambiente.







 



         

FAZENDO A DIFERENÇA +1
 Regiões Polares.

Como podemos fazer a diferença em favor dos polos? Ainda que eles estejam bem longe, nós podemos ajudar.

. CONHEÇA O DEBATE .

Sujeira na Água

Os caminhos aquáticos de todo o planeta estão ligados por mares e oceanos.
Um saco plástico jogado num rio da Amazônia pode acabar na Antártica e ser engolido por um animal ou um pássaro marinho.

Qual é seu papal nisso tudo?


1. Participe da limpeza de rios e praias
ou organize "faxinas" em sua cidade. Tente envolver sua escola nesse tipo de iniciativa.


2. Recolha toda sujeira que encontar e jogue-a na lata de lixo.


Faça "Barulho"

Escreva para os seus governantes e mostre que você se importa com o ambiente!

Carta Exemplo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
DESERTOS.


Não importa onde você mora no mundo, a melhor maneira de combater a desertificação é evitar que ela aconteça, em primeiro lugar.


O QUE ISSO tem aver COMIGO?
Mesmo morando longe de um deserto, existem muitas coisas que podemos fazer para conter o aumento da desertificação.
Não desperdice água. Economizar esse líquido é uma questão de hábito.
Então, vamos praticálo-lo. * Não demore muito tempo no chuveiro.
* Feche a torneira enquanto escova os dentes e ensaboa a louça. * Diga a seus pais para verificar se não há vazamentos. * No inverno, as plantas podem ser regadas dia sim, dia não. Lembre-se de usar uma mangueira com esguicho-revólver ou um regador.
* Na limpeza do quintal e da calçada, o melhor é a vassoura.
Se for preciso usar água, reaproveite a da máquina de lavar.


2006


Ano Internacional dos Desertos e Desertificação

. Essa dara foi escolhida pelas Nações Unidas como parte da Convenção para Combater a Desertificação (CCD.)


. A África subsaariana e o sul da Ásia foram apontados como as áreas mais ameaçadas. Estima-se que, nas próximas duas décadas, cerca de 60 milhões de pessoas devem deixar as terras atingidas pela desertificação, migrando para outras regiões da África, da Ásia ou para a Europa.
. Outras regiões que são motivos de preocupação são a América Latina e a Europa celtral e do Leste.
. Um biilhão de pessoas em mais de 100 países sofrem com a desertificação. A maioria é pobre e sem força política .
. No Brasil, a área de desertificação aumentou de 900 mil quilômetros quadrados em 2003 para mais de 1,3 milhão de quilômetros quadrados em 2007.

Ação


               Prática


. A Mata nativa presente nas margens dos rios ajuda a proteger a terra da erosão, principalmente em terrenos arenosos. Por isso, é preciso preservá-la.


. Quanto mais as pessoas aprenderem sobre as causas e os efeitos da desertificação, mais eficaz vai se tornar o seu controle e combate. Divulgue o que você sabe sobre o assunto em casa, na escola ,na internet etc. Lembre-se: o primeiro passo é a conscientização da sociedade.

. Desmatamentos e Queimadas para formar pastos e plantações são algumas das atividades humanas que provocam a arosão do soloe, consequentemente, a desertificação. Tais práticas devem ser denunciadas.

. A utilização de soluções de baixo custo, coimo a construção de cisternas, ou seja, reservatórios de água de captam a água da chuva por calhas instaladas em telhados, já ocorre em alguns lugares do Nordeste do Brasil, mais ainda falta espalhar mais essa ideia.





@danielmescouto

Um comentário:

GEOMAP

Usuários OnLine