RSS
Facebook
Twitter

Seguidores

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

As melhores árvores para plantar

Optar pela espécie errada na hora de plantar uma árvore pode trazer problemas para a região em que ela está localizada e, inclusive, afastar os bichinhos que vivem no local. Aprenda quais são as melhores espécies para serem plantadas em cada bioma brasileiro e bom plantio!


 







Ricardo Cardim é biólogo e fundador da Associação Amigos das Árvores de São Paulo


Você já ouviu falar em espécies invasoras? São plantas e animais que nascem em um lugar, mas acabam sendo levados pelo homem para outras localidades, onde causam desequilíbrio ambiental, exatamente porque pertencem a outros ambientes (para saber mais, leia:Todo cuidado com as espécies invasoras é pouco! e O Rio de Janeiro contra as espécies invasoras).

No Brasil, a maior parte das árvores que vemos, todos os dias, nas ruas são espécies invasoras, que vieram da Europa e foram plantadas, de forma irresponsável, pelos portugueses na época da colonização. A atitude trouxe problemas para o nosso meio ambiente e causou o desaparecimento de muitas espécies nativas de plantas e animais que viviam no nosso país. Chato, né?

A boa notícia é que todos nós podemos ajudar a mudar essa situação. Você sabe como? Antes de plantar uma árvore no seu quintal, condomínio ou, até mesmo, na escola, informe-se sobre as espécies que são nativas da região em que você mora e que, portanto, não causarão danos ao meio ambiente - muito pelo contrário, as árvores só trazem benefícios para a natureza e para nós, seres humanos, se plantadas de forma correta (saiba mais em Árvores: verdadeiras fábricas de saúde).

Para ajudar, Ricardo Cardim, biólogo, ambientalista e fundador da Associação Amigos das Árvores de São Paulo, listou para o Planeta Sustentável algumas espécies que podem ser plantadas por todos nós, sem culpa, em cada um dos biomas brasileiros. Confira a lista, abaixo, escolha a sua espécie favorita e bom plantio!

AMAZÔNIA
- Monguba
- Araça-boi
- Pau-rosa

CAATINGA
- Aroeira-vermelha
- Juazeiro
- Umbuzeiro

CERRADO

- Ipê amarelo do cerrado
- Sucupira
- Jatobá do cerrado

MATA ATLÂNTICA
- Cambuci
- Pitanga
- Cabeludinha
- Uvaia
- Araça

PAMPAS
- Figueira-brava
- Canela
- Jerivá

PANTANAL

- Ipê-roxo
- Pau-tucano
- Pau-formiga 


Débora Spitzcovsky   Fonte: Planeta Sustentável
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

GEOMAP

Usuários OnLine