RSS
Facebook
Twitter

Seguidores

domingo, 8 de janeiro de 2012

SUSTENTABILIDADE X INSUSTENTABILIDADE

A palavra sustentação quer dizer manutenção, conservação. Se uma coisa é sustentável, significa que pode ser mantida para sempre. Só conseguiremos conservar os recursos naturais se os consumirmos no mesmo ritmo em que eles são produzidos – ou num ritmo mais lento.


ALGAS
As algas são colhidas em muitos países, onde há tempos servem como fertilizantes. Hoje, são usadas ainda como suplemento alimentar, além de fornecerem substâncias para a indústria de cosméticos e de comida. Na França, há leis para extração. Remover os suportes pelos quais as algas se agarram às rochas é proibido. E as áreas de extração devem ficar intocadas até que a alga volte a crescer.

PESCA
O pior caso de superexploração de um recurso é a pesca marinha. A captura acontece num volume tão grande, que em muitos lugares as populações selvagens de peixes já estão bastante prejudicadas. Os animais não conseguem se reproduzir depressa o suficiente para substituir aqueles que são pescados. As espécies que comemos regularmente, como o bacalhau e o atum, podem ser extintas.
LAVOURAS ORGÂNICAS
Os agricultores que têm lavouras orgânicas tratam o solo com muito cuidado para que ele se torne mais e mais fértil, em vez de se desgastar com o uso. Diferentemente dos agricultores comuns, eles raramente deixam o solo sem cobertura no inverno – preferem espalhar restos da lavoura ou cultivar forragens para proteger a terra. Também usam adubo orgânico e plantam carcas vivas como quebra-vento.
PALMEIRAS
Alguns recursos são colhidos excesso para suprir demandas surpreendentes. Igrejas norte-americanas e canadenses importam anualmente 30 bilhões de copas de palmeiras para a celebração do Domingo de Ramos. As folhas vêm do México e da Guatemala e, segundo grupos ambientalistas, são extraídas de florestas tropicais, Mais palmeiras são cortadas do que as matas conseguem repor.

Fonte: Livro - Enciclopédia da Ecologia, Editora Abril.

0 comentários:

Postar um comentário

GEOMAP

Usuários OnLine