RSS
Facebook
Twitter

Seguidores

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Engenharia do Clima



POR ANNA KUCHMENT e DIGITADO DA REVISTA PRO BLOG POR DANIEL MESCOUTO


Cientistas russos e chineses afirmam que conseguem fazer chover ou nevar quando querem. Mas podemos retardar o aquecimento global com a chamada geoengenharia? Cada vez mais especialistas dizem que sim , e que alterar o meio ambiente pode ser nossa última esperança de evitar um desastre. De espelhos em órbitas a árvores artificiais e nuverns mais claras, eis o que vem sendo discutido.


Pontos importantes


Riscos e recompensas.
Como toda tecnologia ainda não testada , a geoengenharia traz riscos desconhecidos. O resfriamento artificial da Terra pode desorganizar os padrões climáticos globais, levando seca e fome a regiões da índia, da China e do norte da África.

Quanto vai custar .
Levar espelhos solares para o espaço pode custar trihões, de acordo com um relatório de setembro de 2009 da Royal Society do Reino Unido. Os aerossóis estratosféricos, capazes de bloquear a radiação solar e resfriar a Terra, podem custar dezenas de bilhões de dólares por ano; e o clareamento das nuvens, para refletir a luz do Sol e afastá-la da Terra , dois bilhões de dólares por ano. É caro ,sim, mas para alguns economistas vale a pena. Um relatório importante, embora controverso, prevê que os aerossóis estratosféricos trariam benefísios 27 vezes maior do que o custo; e também afirma que o clareamento  das nuvens sobre o mar poderia economizar 7,5 trilhões de dólares com a redução dos danos causados pelo aquecimento global.

A ação dos "dedos-verdes"
David Victor , especialista em política climática da Universidade da Califórnia, teme a possibilidade de um único país tomar a questão nas mãos."Seria como um chute de fora da área de algum país atingido pelo aquecimento global ",diz ele. Talvez algun indivíduo rico - Victor o chama de "dedo-verde solitário" - também decida agir sozinho. Para evitar ações unilaterais, os especialistas precisam de um arcabouço para pesquisar a geoengenharia e decidir , como diz Vistor,"quem é que vai pôr a mão no termostato".Na reunião organizada pelo Instituro do Clima, entidade sem fins lucrativos (climate.org), em março deste ano, já começaram os debates.


Veja a imagem abaixo com os detalhes

 +significa Alguns anos , ++ Algumas décadas e +++ 50 Anos que estaram prontos .







$ Significa Bilhões de dólares
$$ Alguns Bilhões a mais
$$$ Você não vai gostar de saber

Ideias de prevenção

Conter o cabono.
Remover CO2 do ar e guardá-lo no subsolo ou reutilizá-lo como combustível ajudaria a retardar e talvez reverter o aquecimento global. Essa solução, segundo David Keith, físico da Universidade de Calgary, custaria menos do que converter a eletricidade obtida com emissões de carbono em energia solar gerada nos telhados. O Instituto de Engenheiros Mecânicos da Inglatera chegou a propor que as estradas fossem ladeadas com "árvores artificiais" que captariam o dióxido de carbono num nível muto maior do que as preguiçosas árvores naturais e o caonverteriam numa forma que fosse mais fácil de recolher e armazenar.

Reflexos.
O climatologista Hohn Latham, do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica , junto com o engenheiro Stephen Salter , da Universidade de Edimburgo, projetou uma nova maneira de "clarear" nuvens: uma frota de navios mavidos a vento e com contrle remoto que pulverizasse uma névoa fina de áua do mar,formando nuvens marinhas. " Já se determinou que , quando há muitas gotinhas em vez de poucas gotas grandes , as nuvens refletem mais", explica Latham. Eles esperam aumentar a reflexividade em 10%e,assim,manter estável a temperatura da Terra até pelo menos 2050.
David  está inventando uma partícula metálica refletora capaz de levitar até acima da camada de ozônio para refletir o calor do sol de volta para o espaço, embora caontinue a se concentrar nos aerossóis refletores. Pertencente a Nathan Myhrvold, ex-guru da Microsoft, o Intellectual Ventures Lab, de Washington, propôs suspender com balões uma mangueira de quase 30 km que bombearua na estratosfera dióxido de enxofre liquefeito, o gás das erupções vulcânicas.


 Cadê o dinheiro?
Em 2009, um comitê do Congresso americano fez uma primeira sessão sobre engenharia do clima , mas se recusou a financiar as propostas. "Precisamos de um programa de pesquisa aberto e com finandiamento público", diz David.

 Vaivém ...

" Um investimenro minúsculo em engenharia do clima pode reduzir os efeitos do aquecimento global na mesma medida dos trilhões de dólares gastos na redução das emissões."
                                                                           Bjorn Lomborg , Centro de Consenso de Copenhague

" A geoengenharia é um sonho louco e inatingível de evitar o corte das emissões que temos de fazer aqui e agora."
                                                                                         Michael Crocker , porta-voz do Greenpeace

" Sem dúvidas a geoengenharia além de reduzir os efeitos do aquecimento blogal , ela pode retardar o clima de alguns lugares , mais para isso precisamos de mais conhecimento do caso e assumir os riscos que podem ocorrer "
                                                     DanielRox,  Participante da III Conferência do Meio Ambiente 2009 

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

GEOMAP

Usuários OnLine