RSS
Facebook
Twitter

Seguidores

sábado, 15 de janeiro de 2011

Nossa atmosfera eo Efeito estufa

A atmosfera  flutua sobre nossas cabeças como um cobertor invisível que circunda o mundo.
Graças a ele nosso planeta é um lugar tão cheio de vida! 
A atmosfera mantém a Terra na temperatura certa para que as plantas floresçam e produzam o gás que fornece a vida: o oxigênio.

 O AR QUE RESPIRAMOS
É incrivel que exista tanto oxigênio 
na atmosfera terrestre. Por uma razão:
ele é altamente reativo e se combina 
facilmente com outroselementos
para formar compostos vitais como a água. E também é o único gás de que toda a vida animal no planeta precisa para sobreviver.

Então, como existe tanto oxigênio livre na atmosfera?
Isso acontece porque muitas plantas e micróbios o produzem sem parar.




Camada de ar
A Atmosfera tem quatro camadas. O ar que respiramos fica na troposfera.
Na verdade, cerca de 80 a 90% do ar da Terra está nesse nível , onde é mantido pela força da gravidade. Quase todo ar que sobra está na estratosfera, cima das nuvens, onde voam os aviões. Do lado de fora das aeronaves, o ar é rarefeito demais para ser respirado.
Mais acima, na mesosfera, a temperatura cai bastante, chegando a 90 graus Celsius negativos. E, na termosfera, quanto maior a altitude, mais quante é o ar. A temperatura pode alcançar os 1.500 graus Celsius lá em cima. Não há um limite exato para o fim da atmosfera - ela vai sumindo até se tornar espaço.

Sem a atmosfera, 
a temperatura média 
da Terra seria de 6 graus Celsius
negativos.


6% da  radiação solar é refletida por moléculas presentes na atmosfera e volta ao espaço.


 10% da radiação solar ricocheteia na superfície terrestre e volta ao espaço.
 84% da radiação solar é absorvida pelas rochas, pelo solo e pela água do planeta, onde se tranforma em ondas "longas" (o tipo de calor captado por câmeras de inflavermelho). A atmosfera impede que algumas dessas ondas se dispersem no espaço.



O Efeito Estufa 
Vapor d'água, dióxido de carbono, metano e outros gases da atmosfera absorvem as ondas longas da radiação de calor e a devolvem para a Terra.
É igual ao que acontece quando você se enrola num edredom: o calor de seu corpo não escapa, mas parte dele é absorvida pela coberta.
A outra parte volta para seu corpo e você se aquece aos poucos.No entanto, você não esquenta sem parar porque parte do calor de edredom escapa e se dilui no ar.

94% do calor do Sel entra através da atmosfera.      

Uma parte do calor escapa da atmosfera. mas a maioria é refletida de volta pelos gases do efeito estufa.

O que deu errado?
Os gases que causam o efeito estufa estão aumentando porque nós dudamos o equilíbrio atmosférico por meio da queima de combustíveis fósseis e de outras atividades que produzem dióxido de carbono e metano. Eles mantêm mais calor dentro da atmosfera, e isso provoca o quecimento global.


A CAMADA DE OZÔNIO 

Oque ela faz? Ozônio é uma molécula que existe numa fina camada da estratosfera, a 7 quilômetros de altitude. A camada de ozônio absorve a maior parte da radiação ultravioleta do Sol, que é nociva , impedindo-a de alcançar a Terra. Sem ela, a luz solar pode ser muito prejudicial para o corpo humado causando quaimaduras, câncer de pele e catarata nos olhos.

 Em 1985, cientistas ingleses descobriram que quase metade do ozônio que ficava sobre a Antártida havia desaparecido.
Isso aconteceu porque os gases chamados clorofluorcarbono (CFCs) têm se espalhado pela estratosfera e vêm destruindo o ozônio há 100 anos.





   O gás CFC era usado em aerossóis e geladeiras.Agora, ele preticamente não é mais utilizado. A rápida descontinuação do uso dos CFCs mostra que, se holver nessecidade, todos os países podem trabalhar juntos para muder as coisas.


Fonte: Abril- Planeta Terra Enciclopédia de Ecologia





Boas Novas: o buraco na camada de ozônio está deminuindo e ela voltará ao normal em 2050 

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Texto informativo bem completo. Continue assim, com qualidade.

    ResponderExcluir
  3. Buraco na camada de ozônio? Bando de cientistas pilantras que trabalham para o governo e grandes industrias...
    Cientistas sérios que nao se vendem para governos sabem que não existe buraco na camada de ozônio...o fato do ozônio desaparecer é um processo natural...ele desaparece porem volta novamente...
    Pra quem não sabe, o que esta envolvido nisso é U$...R$... Portanto...fiquem tranquilos e podem usar muito desodorante com aerosol.

    ResponderExcluir

GEOMAP

Usuários OnLine