RSS
Facebook
Twitter

Seguidores

terça-feira, 15 de março de 2011

Terremoto e Tsunami No Japão

O terremoto de 8,9 graus de magnitude ocorrido nesta sexta-feira no Japão é considerado o sétimo mais intenso já registrado na história, de acordo com dados do governo dos Estados Unidos.



Bom, não precisamos nos desesperar, esse não foi o Terremoto mais intenso da História.
O Terremoto que atingiu o Japão é o 7 Mais intenso da história, veja a lista abaixo

O terremoto de 8,9 graus de magnitude ocorrido nesta sexta-feira no Japão é considerado o sétimo mais intenso já registrado na história, de acordo com dados do governo dos Estados Unidos.
Segundo informações do Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o mais forte terremoto da história ocorreu em 22 de maio de 1960, em Valdívia (Chile), com magnitude 9,5.
Este tremor matou 2 mil pessoas e provocou um maremoto com ondas de até 10 metros. As ondas apagaram do mapa cidades inteiras na costa chilena e fizeram vítimas também em outros países banhados pelo Oceano Pacífico.
O segundo maior terremoto já registrado ocorreu no Alasca (EUA), em 27 de março 1964: um abalo de magnitude 9,2 fez 15 vítimas fatais e gerou um tsunami que matou outras 128 pessoas. Seu epicentro foi na região de Prince William Sound, no sul do Alasca.
A ilha de Sumatra, na Indonésia, registrou em 26 de dezembro de 2004 um terremoto de magnitude 9,1, causando um tsunami que matou 230 mil pessoas em 14 países da região. O tremor ocorreu a 30 quilômetros de profundidade no Oceano Índico.
 Foto: Getty Images
tsunami devastou Aceh, na Indonésia, e mais 12 países em 2004
Em 4 de novembro de 1952, um abalo de magnitude 9,0 na península de Kamchatka, extremo oeste da Rússia, gerou ondas gigantes que chegaram até o Havaí, causando prejuízos financeiros de até US$ 1 milhão, mas nenhuma vítima fatal.
Também de magnitude 9,0, dois grandes terremotos abalaram a região de Arica, fronteira entre Peru e Chile, em 13 de agosto de 1868. Diversas cidades foram afetadas pelas ondas causadas pelo tremor, que vitimou cerca de 25 mil pessoas.
Outro terremoto de magnitude 9,0 ocorreu em 26 de janeiro de 1700 em uma região de cerca de 1.000 km na costa noroeste da América do Norte, entre os Estados Unidos e o Canadá. O tsunami que se seguiu chegou até o Japão. Não há estimativa de vítimas.
Em sétimo lugar, fica o tremor de magnitude 8,9 que atingiu o Japão por volta das 15h (horário local) de 11 de março de 2011. O epicentro foi na costa próxima à província de Miyagi, a 373 km de Tóquio.

Entenda como tsunamis se formam

Velocidade de propagação da onda chega aos 800km/h e quando se aproxima do litoral, atinge mais de 20 metros de altura

Os tsunamis são causados por terremotos submarinos e acontecem essencialmente nas zonas de fortes movimentos tectônicos, como algumas regiões do Pacífico e da Ásia. A onda, nascida do choque sísmico de cima para baixo da massa oceânica, tem várias centenas de metros de espessura e ganha energia toda vez que bate contra o solo submarino.
A velocidade de propagação de um tsunami no mar beira os 800 km/h. Massas de água gigantescas baixam em profundidade ao longo das deformações do solo marinho, ao contrário das ondas comuns, que afetam apenas a superfície da água.

Entenda como acontecem os terremotos

Infográfico mostra poder de destruição dos tremores e lista maiores abalos da história

Um forte terremoto de 8,9 graus de magnitude atingiu nesta sexta-feira a costa nordeste do Japão, provocando um tsunami de 7 metros em cidades na região norte do país.
Os terremotos são formados a partir de fortes deslocamentos de placas gigantescas debaixo da terra. Quando isso ocorre, a energia que estava acumulada no local é liberada sob forma de ondas elásticas. Elas se espalham em todas as direções, fazendo a terra tremer.
Veja no infográfico como os terremotos se formam e como eles podem destruir uma região inteira:
Cerca de 90% dos tremores ocorrem ao longo das linhas de colisão entre as placas tectônicas, que passam por vários países.
A linha de colisão entre as placas dos oceanos Atlântico e Pacífico percorre toda a costa oeste das Américas do Norte, Central e Sul.
Portanto, os países que ficam ao longo dessas falhas, como Estados Unidos, México, Guatemala, Nicarágua, El Salvador, Peru e Chile, têm recebido ao longo dos anos os mais devastadores terremotos de que se tem registro no continente americano.
Brasil, Argentina, Uruguai e a costa leste dos EUA dificilmente têm terremotos justamente porque estão localizados no meio da placa do Atlântico, cuja borda leste está enterrada no meio do oceano. 

Quem pensa que o Brasil está livre de desastres como esses se engana: Veja o Video Abaixo!

A Boa Noticia é que a Intensidade não será tão grande, se caso o Vulcão Cumbre Vieja acorde!


Radioatividade Risco de Contaminação Ainda Preocupa

França diz que risco é alto Para o ministro das Relações Exteriores da França, Alain Juppé, o risco nuclear no Japão é "extremamente elevado. O diplomata disse, em entrevista à rádio Europe 1, que conversou diretamente com o ministro das Relações Exteriores do Japão.

- A situação é extremamente grave. À noite, falei com o ministro japonês [das Relações Exteriores, Takeaki Matsumoto], que nos repassou todas as informações de que dispõe. O risco é extremamente elevado.

Juppé disse, ainda, que estava "muito preocupado" com a situação e ofereceu ajuda aos japoneses.

- Os japoneses devem nos dizer como podemos ajudar.

D-DanielRox
Bom, fico muito triste pelo o que aconteceu no  Japão, Lamento muito pelo Ocorrido, sabemos que isso sempre ocorreu no mundo, terremotos, tsumani enfim... e muitas pessoas pensam que começou agora que é o apocalipse, Mais na verdade a Terra sempre está em Plena Transformação é isso sempre ocorrerá infelizmente, mais espero que o Homen também coladore com a Natureza, que nos últimos anos vem se mostrando de forma mais agressiva e isso é preocupante não só para mim mais para muitas pessoas, por isso deixo um conselho a todos que procure fazer mais pelo Meio Ambiente, mais por todos e não pensar somente em você ser individualista, se todos lutarmos juntos e pensarmos concerteza achariamos solução para esses problemas e tenho certeza que o Japão sendo o País da Tecnologia e ainda não ter previsto antes, nem saber que iria acontecer isso e complicado pois ainda se estuda muito sobre isso e tenho certeza que um dia iremos chegar lá para que pessoas que amamos tanto não venham perde sua Vida.


















Por isso eu sou EcoLOGICO e Você?

Resumo dos sites IG e R7 feito por DanielRox e Reeditado alguns trechos.


Parceria: www.noolhar.org.br   @ongnoolhar

Um comentário:

  1. Nossa, meu estado corre o risco tbm,
    mais se Deus quizer isso não vai acontecer
    Parabéns pelo Blog Dan mt bom, ><

    ResponderExcluir

GEOMAP

Usuários OnLine