RSS
Facebook
Twitter

Seguidores

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Em defesa do Meio Ambiente

Cansados de esperar pelo poder público, adolescentes se envolvem cada vez mais nas causas ambientais.

O século XXI está sendo marcado como a era da revolução digital e com ela, a evolução dos meios de comunicação. Uma série de sites de relacionamento estreita cada vez mais as pessoas em seus diversos ramos. Entre eles, os adolescentes que defendem uma causa: a preservação do meio ambiente. O trabalho desenvolvido pela ONG NOOLHAR atraiu a atenção do adolescente Daniel Mescouto, de 16 anos. 


Ele conheceu o trabalho da NOOLHAR através de um site de microblog e passou a ser voluntário. Morador do município de Ananindeua, Daniel afirma que se juntou à NOOLHAR para aprender mais sobre educação ambiental e como levar para amigos e familiares. “Não agüentava mais ver meu município em uma calamidade só, sem infra-estrutura, saneamento básico e muita Sujeira, e por isso eu tomei essa decisão”, conta afirmando que pretende mudar a consciência dos moradores do bairro onde mora, Águas Lindas.
“Acredito que em Ananindeua as pessoas pensam que é normal andar nas ruas e dividir espaço com o lixo. Não podemos deixar que isso vire uma coisa normal, isso na minha parte jamais será normal”, ressalta. Daniel participou da III Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada em 2009 em Brasília. Criou um BLOG para ajudar as pessoas a como fazer sua parte separando o lixo corretamente e assim prolongar a vida útil do aterro sanitário do Aurá. “Já está na hora de cada um fazer a sua parte ou Ananindeua vai virar um deposito de lixo”, acredita. 


Outro grande exemplo de voluntariado é da Brenda Maciel, de 24 anos. Formada em gestão de sistemas, ela conheceu a ONG na escola que trabalha. Hoje, Branda realiza um trabalho de conscientização na rua em que mora, no bairro Condor, em Belém, para a coleta de resíduos sólidos. “As pessoas estão colaborando. Está crescendo o número de doações e o espaço está ficando menor”, diz Brenda que reúne todo o lixo no quintal da sua casa e entrega para a NOOLHAR a cada 15 dias. 

São cerca de 10 visinhos que contribuem separando para a coleta papéis, plásticos e vidros. “Iniciei um processo de conscientização com meus visinhos para eles coletarem tudo o que for reciclado para doar para a NOOLHAR. Eles levam pra minha casa e faço o armazenamento no quintal”, detalha. Ela conta que tem o interesse de expandir o trabalho para todo o seu bairro. “O primeiro passo e o mais complicado é a família, dentro de casa. Consegui adesão de todos. Hoje estão mais conscientes e preparando de forma mais adequada todos os resíduos gerados em casa”, diz. Para Brenda, a educação começa dentro de casa e depois deve ser levada para amigos e a vizinhança.

De todo o trabalho realizado, ela conta que sente tristeza ao ver a adesão de poucos jovens. “São poucos os que estão à par desta situação que é muito crítica em Belém. O nosso lixo precisa ser reciclado”, ressalta. “Os poucos jovens que conheço e tem essa consciência, realizam a coleta seletiva”, afirma. 

Patrícia Gonçalves coordenadora da NOOLHAR ressalta que não existe mágica e o os primeiros passos devem ser dados.O desafio da NOOLHAR e localizar destino certo para alguns materiais e isto tem sido uma constante.Antes não tínhamos destino das embalagens longa vida e hoje já temos opção.Outro problema o lixo eletro e eletrônico e já termos destinação para algumas marcas porem recebemos todas.Ela ressalta que o importante e ter um local onde a população possa levar mesmo sabendo que é difícil o deslocamento até o PEV de bairros distantes.Não da pra achar que ta tudo certo ver A cada esquina descarte irregular de lixo.

Serviço: Ponto de Entrega Voluntária – PEV da ONG NOOLHAR: Rua Riachuelo, de esquina com a Avenida Padre Eutíquio. Contato: 3222-2277.

DanielRox, Mescouto
Estou nessa Luta e só vou sair dela Quando eu Morrer!
Além dessa Postagem ser Públicada no Jornal ela também foi Públicada no Site da Noolhar, Agradeço muito a ONG e ao ORM.


Fonte: ASCOM -NOOLHAR

3 comentários:

  1. Realmente nós jovens temos que começar a fazer, ´por que se for esperar pelo governo, prefeitura nada é feito, realmente parabéns Daniel M. Continue sempre assim, você e maximo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse blog.
    Super completo e atualizado.
    Parabens aos criadores

    ResponderExcluir
  3. Vejam ate onde vai a inteligencia humana,
    seres que são capazes de inventar maquinas espetaculares são os mesmos seres que são inuteis o bastante para num leu um pequeno aviso
    PROIBIDO JOGAR LIXO!!!

    ResponderExcluir

GEOMAP

Usuários OnLine