RSS
Facebook
Twitter

Seguidores

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ciclo do Carbono

Muito se fala em carbono. Mas o que é isso?
O carbono é uma substância natural e um dos elementos químicos. Em seu estado puro, existe principalmente na forma de carvão ou de diamante.
Ele representa uma pequena parte das substâncias que formam a Terra (menos de 1%) , mas é um elemento vital para o corpo humano. Todos os seres têm, em sua composição química, uma estrutura básica de carbono.




Um cristal de diamante 
é carbono 100% puro.


Um pedaço de carvão tem 95% de carbono.

A ponta do lápis é quase toda de grafite, uma forma macia de carbono puro.






Os átomos de carbobo se movem num ciclo natural entre o solo, a água e a atmosfera.Mas o homem pertubou esse equilíbrio...


NA ÁGUA
O dióxido de carbono se dissolve na água e se desloca da atmosfera para o oceano. Uma parte do gás (geralmente pequena) também sai do oceano e vai para a atmosfera, num processo chamado de difusão.


 Como as plantas terrestres, as plantas marinhas usam o dióxido de carbono da água na fotossíntese (uso da luz para a produção de alimento).
Elas também armazenam carbono. 

Finalmente , a água que contém carbono sai das profundezas do oceano e vai para a superfície. Então, uma parte desse carbono troca a superfície do mar pela atmosfera.

Quando as plantas e os animais morrem, eles apodrecem na água e se dissolvem ou afundam. No fundo do mar, são enterrados e esmagados pela pressão da água. Ás vezes, eles se tornam rochas ou combustíveis fósseis.

Os animais marinhos comem plantas aquáticas e assim absorvem o carbono que elas armazenam. Tanto as plantas quanto os animais liberam dióxido de carbono na água por meio da respiração.

Algumas criaturas marinhas conseguem tirar carbono da água e usá-lo na construção de conchas. Quando esses seres morrem, suas conchas (ricas em carbono) se dissolvem no oceano. Elas então são compactadas e, aos poucos, viram combustíveis fósseis, giz ou pedra calcárias.

 NA TERRA 
As plantas extraem dióxido de carbono da atmosfera durante a fotossíntese. As árvores armazenam carbono na madeira enquanto crescem. O desmatamento diminui a remoção de dióxido de carbono do ar.


As plantas também lançam carbono na atmosfera por meio da respiração.


Quando as plantas morrem, elas apodrecem e se tornam parte do solo. Depois de muito tempo, parte desse solo é soterrada e se trasforma em combustíveis fósseis, como carvão e petróleo.


O QUE A GENTE FAZ  
O homem tem uma grande influência no ciclo do carbono. Quando extraímos combustíveis fósseis do solo e os queimamos para obter energia, o carbono presente nessas substâncias vira dióxido de carbono e entra na atmosfera.
Mas esse carbono esteve fora de circulação durante centenas de milhões de anos. Ao entrar rapidamente no ar, ele pertuba o equilíbrio natural.


As queimadas também despejam dióxido de carbono no ar. Esse processo geralmente não perturba o equilíbrio porque o carbono fpi recém-extraído do ar pelas próprias árvores durante seu crescimento.


Tanto a queimada de combustíveis fósseis quando o desmatamento lançam na atmosfera o carbono armazenado nas árvores.


O CARBONO É A BASE DA VIDA NA TERRA.


O carbono também se une ao oxigênio para formar um gás importante da atmosfera terrestre: o dióxido de carbono.
O carbono circula pela Terra mais do que qualquer outro elemento devido a um fenômeno chamado de "ciclo do carbono".





Menos de 1% da Terra é formada por carbono...






               ....mas 18% do nosso corpo é feito de carbono.


Nos somos feitos da mesma coissa que os outros  seres vivos. As cadeias de carbono formam a estrutura básica de todos os materiais mais complexos que existem dentro de nós, incluindo proteínas, gorduras e até assos.


Fonte: Abril- Planeta Terra Enciclopédia de Ecologia

D-DanielRox



Cada vez que tiro alguma matéria do livro para postar no blog aprendo novas coisas. É claro que sei de muitas coisas afinal tenho vários certificados de conferências palestras discursos etc. de Meio Ambiente, mais o que mais me deixa confuso é até quando a homem vai continuar acabando com outras vidas e até mesmo com a vida dele! será que  as pessoas não se dão de conta do que está  acontecendo com o Planeta ? Quantas pessoas terão que morrer mais por desastres naturais  ? que pra  mim é desastre  que acontecem , por o homem ainda estar desequilibrando o Clima e utilizando Combustíveis Fósseis na atmosfera  .Nos últimos anos , o mundo só vem piorando , e tudo isso tem um único culpado o h....  é Triste :S

3 comentários:

  1. Muito boa a postagem ,
    sabes que eu não sabia que o diamante era de carbono kkkk
    muito bom mesmo
    saber sobre o ciclo do carbono foi ótimo pra mim , continue sempre assim
    sucesso no seu blog !

    ResponderExcluir
  2. olha eu tenho um grupinho esquadão verde eu sei que tem o grupinho do esquadão vewrde tang na tv mas eu tó fazendo pela internet por isso quero que todos as pessoas participem do grupo á net

    ResponderExcluir
  3. As queimadas também despejam dióxido de carbono no ar. Esse processo geralmente não perturba o equilíbrio porque o carbono fpi recém-extraído do ar pelas próprias árvores durante seu crescimento.

    carbono "fpi" recém-extraído

    ResponderExcluir

GEOMAP

Usuários OnLine