RSS
Facebook
Twitter

Seguidores

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Responsabilidade com o Futuro

empresas investem em projetos de desenvolvimento sustentável







  
Sustentabilidade, Meio ambiente, camada de ozônio , aquecimento global , eco desenvolvimento, créditos de carbono , Amazônia... um sem-fim de substantivos para fazer um único e temeroso alerta que todos aprenderam nas aulas de Ciências Sociais e Biologia: os recursos naturais têm fim. As questões ambientais nunca foram tão discutidas e estudadas como na última década e a imprensa têm exercido destacado papel na cobertura dos fatos que envolvem o tema, oportunizando à sociedade ter acesso às informações antes restritas a grupos de estudiosos e entidades ambientais.
   O furor das discussões sobre o meio ambiente , a certeza de que tudo é finito e a constatação diária dos impactos causados pela devastação da natureza chagam a entristecer, porém também são solo fértil para a mobilização de redes sociais em prol da conservação do meio ambiente.Observando esta tendência , organizações públicas, privadas ou não-governamentais têm desenvolvido, cada vez mais , ações de defesa, conservação e melhor utilização do meio ambiente e recursos naturais.
    Levantamentos de dados técnicos e científicos, estudos climáticos, relatórios produzidos por diversas instituições de pesquisa , economia e meio ambiente vêm ratificar  aquilo que os olhos do cidadão comum enxergam diariamente, seja nas grandes cidades ou mesmo em vilarejos mais distantes dos centros urbanos.Aumento de temperatura, degelo das calotas polares, aumento dos níveis dos rios, mortandade de animais e plantas, problemas de saúde causados pela poluição do ar, escassez de recursos naturais, significativas alterações e desastres climáticos são apenas alguns dos fatores que refletem na vida da população mundial. Não apenas espelham o atual situação , mas são um marco de inexorável degradação da natureza e de seus recursos.
    Na direção contrária dessa realidade, exemplos de iniciativas bem-sucedidas no Brasil começam a se multiplicar. No Pará , o Projeto "Ambiente Amigo", criado e desenvolvido desde 2007 pelo Banco do Estado do Pará (Banpará) é um deles. Desenvolvido em parceria com o Banco Central , o Projeto objetiva, através de ações coordenadas de responsabilidade ambiental, fazer uso racional dos recursos naturais. As ações estimulam a redução do consumo, além de reutilizar materiais , iniciativas que evita o surgimento de mais lixo, aliado à prática da reciclagem de materiais degradáveis que , além de colaborar com o meio ambiente , ainda traz benefícios sociais e econômicos.
   A Coordenadora do Projeto , Edileuza Moura, explica que não são apenas iniciativas externas aos limites físicos do Banco. A proposta de (re)educação ambiental nasce dentro da rotina dos servidores do Banpará, com práticas de redução do consumo de energia , uso regional da água, separação do material reciclável, entre outras iniciativas simples que colaboram com a preservação da natureza e ajudam a reduzir o consumo de demasiado de recursos naturais.
" Aliado às práticas de reeducação dentro da empresa , o Projeto beneficia ações sociais. Apoiamos projetos de cursinhos livres pré-vestibulares, que atendem anualmente cerca de quarenta jovens residentes nos bairros da Terra Firme e Guamá, os mais populosos de Belém" , pontua Edileuza.
    O Trabalho também atende crianças e idosos carentes pertencentes a alguma instituição de assistência de Belém. Apenas em 2007 , o projeto Ambiental Amigo recolheu para as entidades beneficiadas aproximadamente 3,5 toneladas de papel reciclável.




D-DanielRox 


Bom , é muito importante quando as empresas investem em projetos assim.
3,5 toneladas de papel reciclável ajuda a diminuição do desmatamento da floresta  amazônica ,por que e com a árvores que se faz o papel ,   eu acho que se todas as empresas se sensibilizassem imagine como seria?
Seria  melhor , esses tipos de projetos ajudam até a melhorar a qualidade de vida das pessoas e ajudam a incentivar as pessoas a separar o seu lixo reciclável.

Um comentário:

  1. Isso é muito bom , se todas as empresas apostassem nessa ideia ia ser muito melhor o mundo, mais e muito bom eu saber que essa empresa está fazendo isso , ela vai fazer eu ser cliente dela agora , vlw dan por essa postagem :D

    sucesso!

    ResponderExcluir

GEOMAP

Usuários OnLine