As pessoas precisam de madeira - Teoricamente, ela é um recurso natural sustentável que deveria ser usado em construções e como combustível. Em florestas bem administradas, planta-se uma árvore para cada uma que é cortada e, assim, a mata não diminui de tamanho.
Mas, como a população humana cresce sem parar, cada vez mais madeira vem sendo usada.
(Nos últimos 40 anos, a utilização global de madeira mais do que dobrou e a de papel mais que triplicou.) Nos países tropicais, a área total de florestas despencou de 53% em 1985 para 46% em 2005. Boa parte das matas que restaram vem sendo afetada por atividades madeireiras e tem sido substituída por plantações da madeira de corte.
No mesmo período, a cobertura florestal nas regiões temperadas da Ásia, da Europa e da América do Norte cresceu de 22% para 27% porque mais árvores vêm sendo plantadas do que derrubadas. Cerca de 3% das florestas do mundo foram plantadas para produzir madeira. Essas matas não servem de lar para a vida selvagem como as florestas naturais.
DA EXTRAÇÃO MUNDIAL DE MADEIRA:
53% são queimados como combustível
29% são cortados em forma de pranchas e compensados
15% viram celulose ou cavacos
5% são usados para outros fins
DE TODO O PAPEL DO MUNDO:
47% são papel cartão e de embrulho
20% são usados para escrever e imprimir
11% são papel-jornal
7% são toalhas e lenços
6% são outros tipos de papel
Florestas Roubadas
O corte ilegal de madeira é um sério problema internacional – metade das extrações feitas no extremo leste da Rússia, por exemplo, não tem permissão para acontecer. Na Indonésia, mais de 80% da madeira são ilegais. Não sabemos que efeito isso produz sobre a vida selvagem, mas a economia dos países envolvidos é certamente afetada, já que as serrarias clandestinas não pagam impostos.
#FlorestasTemperadas
Fonte: Fonte: Livro - Enciclopédia da Ecologia, Editora Abril.
0 comentários:
Postar um comentário