RSS
Facebook
Twitter

Seguidores

quarta-feira, 13 de junho de 2012

RIO + 20


Dilma defende desenvolvimento sustentável ao abrir conferência


Atividades do Pavilhão Brasil tiveram início após abertura oficial, com discurso da presidenta Dilma Rousseff (foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Rio de Janeiro – A presidenta da República, Dilma Rousseff, fez a abertura oficial do Pavilhão Brasil na Conferência Rio+20. Ela considerou o espaço uma oportunidade de mostrar um pouco do que o país tem feito pelo desenvolvimento sustentável ao longo dos anos. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou da cerimônia no Pavilhão dos Atletas.  

A presidenta afirmou que a sustentabilidade é um dos eixos centrais da concepção de desenvolvimento brasileira. “Somos a favor de uma transformação que combine três critérios: incluir, conservar e crescer”, enfatizou. O Pavilhão Brasil tem área de 4 mil m2 e abriga exposição multimídia sobre programas e projetos de ministérios e órgãos de governo. Nele, também haverá atividades como palestras e debates.

O ambiente foi construído com contêineres reaproveitáveis, reunidos em torno de uma arena central com quatro arquibancadas, para um total de 120 pessoas. Nessa estrutura, haverá mostra multimídia, com vídeos e instalações interativas. Em volta do pavilhão, há quatro áreas de exposição de programas de inovação, tecnologia sustentável e inclusão social, como o Minha Casa Minha Vida, e produtos como o algodão colorido, produzido pela Embrapa.

Entre as atividades previstas na programação da Rio+20, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, lança nesta quarta-feira, às 16h30, a 4ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, cujo tema será Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. Prevista para o período de 10 a 14 de outubro de 2013, a conferência, iniciativa do MEC e do Ministério do Meio Ambiente (MMA), é um processo pedagógico que envolve mais de 13 mil escolas da educação básica, a ser iniciado em agosto, em encontros municipais, estaduais e regionais. Mais de 4 milhões de estudantes discutirão e aprenderão sobre questões ambientais. Nesse processo, a escola define a temática com a qual pretende trabalhar e elege os delegados para representá-la nas conferências municipais ou regionais e, depois, nas estaduais.

A Conferência Rio+20 marca os 20 anos de realização da Eco92 e é realizada entre 13 e 22 de junho, com a proposta de definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. 

Letícia Tancredi

0 comentários:

Postar um comentário

GEOMAP

Usuários OnLine