RSS
Facebook
Twitter

Seguidores

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Mudanças locais, efeitos globais


O aumento do nível do mar causado pelo derretimento do gelo polar vai provocar inundações em áreas costeiras no mundo todo. Enchentes costumam acontecer em Nova York a cada século. Porém, se o nível dos oceanos subir 1 metro, as inundações passarão a acorrer em intervalos de três anos. O derretimento do Ártico deve trazer outra mudança: hoje, os polos gelados e brancos refletem a luz solar e a devolvem ao espaço, mantendo o planeta fresco. Mas, se as calotas polares desaparecem, uma quantidade maior de calor será absorvida pela atmosfera. A Terra vai esquentar mais depressa, acelerando as mudanças climáticas.

80% do calor do Sol são refletidos pelo gelo
20% do calor do Sol são absorvidos pelo gelo.
90% do calor do Sol são absorvidos pelo mar.
10% do calor do Sol são refletidos pela água.

Ilhas com baixas altitudes, como as Malditas, já estão ameaçadas pelo aumento do Nível do mar. 


Groenlândia 

Mais de 80% do território da Groenlândia são cobertos por uma gigantesca camada congelada conhecida como Lençol de Gelo da Groenlândia. Se isso tudo derrete, o nível do mar pode subir mais de 7 metros no mundo inteiro. Mas esse risco não é imediato: os cientistas dizem que o derretimento pode levar centenas de anos.

Porque a Groenlândia está começando a derreter.
Turismo
Os cruzeiros para o norte gelado estão se tornando comuns, levando poluição, barulho e confusão com eles. Mas a região isolada que os turistas querem ver está mudando.

Povo nativo
Se as focas desaparecem, o que será dos caçadores inuits que dependem delas para comer?
Capturar e partilhar focas faz parte do estilo de vida desse povo.

A fúria do sol
A população do Ártico já percebeu que o calor do Sol está mais forte. As pessoas estão começando a ter queimaduras e manchas de pele que nunca tinham experimentado antes. Isso de deve ao excesso de radiação na atmosfera através da fina camada de ozônio do Ártico.

Com o derretimento do mar congelado de do gelo permanente, o povo inuit do Ártico se prepara para enfrentar um futuro incerto. Saiba mais sobre a vida e a cultura desse povo no site www.athropolis.com/links/inuit.htm (EM INGLÊS)



Fonte: Fonte: Livro - Enciclopédia da Ecologia, Editora Abril.

Um comentário:

GEOMAP

Usuários OnLine