RSS
Facebook
Twitter

Seguidores

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011



Já é do conhecimento de todos que copinhos plásticos são responsáveis por uma grande parcela do lixo que polui a natureza. Apesar de parecer prático, estes pequenos objetos causam problemas até para animais aquáticos que confundem o plástico com alimento e morrem sufocados. Porém uma nova tecnologia foi desenvolvida para manter a praticidade dos copinhos plásticos e aumentar o nível de sustentabilidade do produto.

Os copos ecológicos são compostos por um papel e um pequeno revestimento plástico. A invenção já existe em países asiáticos há pelo menos 10 anos e, só agora, a tecnologia foi importada e o produto é feito no Brasil.

Desenvolvidos pela empresa Ecopos, os copinhos são uma espécie de envelope com nove centímetros de altura por seis de comprimento. A capacidade de cada um é de 65 mililitros.

O objetivo da empresa é diminuir a quantidade de lixo produzida e ocupar menos espaço para armazenamento e transporte, o que, consequentemente, diminuiria também a quantidade de gases poluentes emitidos já que menos viagens seriam necessárias.

Os produtos são feitos com papel de fibras virgens (para evitar qualquer tipo de contaminação do material) reflorestadas, não possuem corantes e podem ser utilizados mais de uma vez.

Um copo ecológico é feito de papel, fácil de usar, e quando descartado não deixa resíduos tóxicos na natureza. O produto se degrada em até 18 meses.

"A vantagem de adquirir o nosso 'ecopo' é ter menos volume de lixo gerado. Além disso, ele é econômico porque é mais barato que o plástico e totalmente ecológico", diz o gerente da empresa Stephano Shin em entrevista. Além de ecológico, os ecocopos são baratos: uma caixa com quatro mil copos sai por R$ 52,00.


O gerente também conta que como a embalagem é pequena, os ecopos podem também ajudar a evitar o desperdício de água. "Muita gente enche copos e acaba não consumindo tudo. Com copos menores, isso acontece menos. E quem quiser, pode sempre repertir", comenta.

A novidade só não se adequa muito bem a bebidas quentes. Como o copo é feito de papel e é fino, o líquido poderia queimar a mão de quem segurasse. Os copinhos sustentáveis são produzidos em São Paulo e podem ser comprados através do site oficial da empresa

Fonte: Terra

4 comentários:

  1. Haha..Copo de Papel é Uma boa,copos de plástico fazem muita sujeira e a maioria não é reciclado,Tomara que fique popular essa novidade.

    Passe por lá
    http://musica-dodia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Vai ser muito melhor ,
    aqui onde eu moro as pessoas não tem educação com relação ao meio ambiente , sempre eles jogam coisas descartaveis como o douglas disse ai em cima que muitos não são recicláveis
    isso e muito ruim , espero que com essa ai do copo de papel melhore mesmo , e temos que levar essa ideia adianta
    ass: Ariadna

    ResponderExcluir
  3. Bom , eu acho uma puta falta de sacanagem mesmo essa onda de sujeira de descartaveis na rua
    com essa do copo de papel vai melhorar 100% assim eu espero , tem que ser mais divulgada essas coisas.

    Gostei do Blog , Sucessos Daniel!

    ResponderExcluir
  4. vamos cuidar do meio ambiente

    ResponderExcluir

GEOMAP

Usuários OnLine